fbpx
FIT-Banner-Disponível-MOD1C
FIT-Banner-Disponível-MOD2
FIT-Banner-Disponível-MOD3
FIT-Banner-Disponível-MOD4
Seu cadastro foi realizado com sucesso!
Acompanhe a agenda do Programa FIT e desfrute de todo o conteúdo do Portal Reach.
FIT-Logo-Positivo

O FIT (Fungal Infections on Thursday) constitui-se em uma série de módulos com conteúdos gratuitos e preparados para serem transmitidos exclusivamente on-line, contemplando temas de alta relevância, sobretudo pelo foco em pacientes de alto risco.

Cada módulo traz uma abordagem detalhada, de diferentes condições clínicas, na qual estão previstos debates, a exposição de dados e discussões sobre estratégias de tratamento, sempre oferecendo ao público a oportunidade de interação com o palestrante.

Realizadas mensalmente e ao vivo, estas aulas reverenciam a importância da disseminação do conhecimento médico e científico de forma democrática e totalmente adaptável à rotina de médicos de todo o país. Não deixe de acompanhar!

Coordenação e moderação:

FIT-Moldura-Coordenador-C

Dr. Arnaldo Lopes Colombo | CRM-SP 49465
Professor titular da disciplina de Infectologia da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Fellow da European Confederation of Medical Mycology (ECMM). Coordenador e coautor de diversos documentos de diretrizes de sociedades científicas ou médicas internacionais, sugerindo boas práticas clínicas para o diagnóstico e tratamento de diferentes micoses oportunistas e endêmicas. Consultor da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), Organização Pan-Americana da Saúde (OPAS) e Organização Mundial da Saúde (OMS). Senior Advisor da Global Action Fund for Fungal Infections (GAFFI). Presidente eleito da The International Society of Human and Animal Mycology (ISHAM). Seu trabalho na Infectologia merece destaque nas contribuições para o entendimento da história natural e práticas terapêuticas de infecções por Candida, Aspergillus e Trichosporon. Nesse cenário, publicou 260 artigos originais e de revisão que, juntos, contam com mais de 23 mil citações na literatura médica.

AULAS JÁ DISPONÍVEIS!

Módulo 1

Meningite linfomonocitária crônica no paciente imunocompetente

A proposta deste módulo é debater a epidemiologia e as estratégias de diagnóstico rápido de meningite crônica comunitária em pacientes imunocompetentes. Serão apresentados dados de ensaios clínicos recentes que podem impactar a definição do melhor esquema terapêutico para micoses prevalentes no sistema nervoso central (SNC). Teremos a construção de conhecimento realizada a partir da discussão de caso de vida real, em que faremos a abordagem de algoritmos decisórios em função da resposta do paciente ao tratamento instituído.

Vinicius Ponzio-C

Palestrante:

Dr. Vinicius Ponzio | CRM-SP 105564

Médico da Infectologia Clínica do Hospital Nove de Julho, em São Paulo. Médico infectologista do Grupo de Infecção em Imunodeprimidos e Micologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp).

Módulo 2

Hepatoesplenomegalia febril em pacientes com HIV

Neste módulo, discutiremos estratégias de diagnóstico rápido para um cenário muito comum em pacientes vivendo com HIV-AIDS: síndrome febril com hepatoesplenomegalia. Após discussão de diagnóstico diferencial e os testes necessários para a sua confirmação, vamos revisitar aspectos conceituais e práticos para a escolha adequada do tratamento. Teremos a construção de conhecimento realizada a partir da discussão de caso clínico de vida real, ilustrando o processo de decisão médica frente a diferentes desdobramentos do caso, com ênfase em histoplasmose.

FIT-Molduras-Diego Rodrigues Falci-claro-C

Palestrante:

Dr. Diego Rodrigues Falci | CRM-RS 25224

Médico infectologista e professor adjunto da Escola de Medicina da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Médico no Serviço de Infectologia do Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA). Professor do Programa de Pós-Graduação em Medicina/Ciências Médicas da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS). Mestre e Doutor pela UFRGS e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA). Principais linhas de pesquisa: epidemiologia, diagnóstico e tratamento das doenças fúngicas. Tem intensa produção científica com a publicação de 62 artigos e mais de 2.200 citações, incluindo trabalhos em revistas de altíssimo impacto. Está envolvido com projetos colaborativos com órgãos internacionais, entre eles a Organização Panamericana da Saúde (OPAS) e o Centro de Controle de Doenças (CDC) dos Estados Unidos da América. É membro do Comitê de Micologia da Sociedade Brasileira de Infectologia (SBI) e diretor científico da Sociedade Gaúcha de Infectologia (SGI).

Módulo 3

Candidemia persistente em paciente crítico

Candidemia é a complicação que persiste com alta mortalidade em pacientes críticos, em especial no Brasil. A despeito do consenso de que equinocandinas devem ser utilizadas como fármaco de primeira linha, pouco se discute sobre pacientes que falham a essa estratégia inicial. A proposta deste módulo é debater estratégias para monitorar a resposta ao tratamento de pacientes com candidíase invasiva, quais variáveis do hospedeiro e do antifúngico podem comprometer resultados tarapêuticos e quando e como modificar o regime de prescrição de antifúngicos no cenário de falha a equinocandinas.

FIT-Molduras-Paula PeçanhaC

Palestrante:

Dra. Paula Peçanha | CRM-SP 178307

Médica pela Universidade Federal do Espírito Santo (Ufes). Infectologista pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Doutora em Infectologia pela Unifesp, com ênfase em Micologia Clínica. Médica infectologista do Hospital São Paulo e do Hospital Santa Catarina. Coordenadora do Serviço de Controle de Infecção Hospitalar do Hospital Edmundo Vasconcelos.

Módulo 4

Pneumonia refratária a antibióticos em pacientes hematológicos

Vamos discutir abordagens de diagnóstico precoce de pneumonia fúngica em pacientes de alto risco, sob exposição a profilaxia com azólicos, com base na utilização de ferramentas convencionais, biomarcadores e imagem. Da mesma forma, serão debatidos aspectos conceituais e de vida prática que ajudem na formulação de algoritmos decisórios em relação a escolha de tratamento empírico e dirigido, tempo de tratamento a ser utilizado, orientações para liberação de paciente para novo ciclo de quimioterapia ou transplante, entre outras questões desafiadoras que vivenciamos em pacientes com leucemias agudas e aqueles com transplante alogênico de células-tronco hematopoiéticas.

FIT-Molduras-Maria Daniela Bergamasco-claro

Palestrante:

Dra. Maria Daniela Bergamasco | CRM-SP 111575

Médica infectologista pela Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM-Unifesp). Doutora em Infectologia pela EPM-Unifesp com ênfase em infecções na Onco-Hematologia e no Transplante de Medula Óssea (TMO). Título de Especialista em Infectologia pela Sociedade Brasileira de Infectologia/Associação Médica Brasileira (SBI/AMB). Infectologista do Hospital do Coração (Hcor).

FIT-Molduras-Marcia Garnica-claro

Palestrante:

Dra. Marcia Garnica | CRM-RJ 52-761192

Infectologista. Professora adjunta do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Infectologista do Programa de Transplantes CHN-DASA. Membro do Subcomitê de Infecção da Sociedade Brasileira de Transplante de Medula Óssea (SBTMO) e da Associação Brasileira de Hematologia, Hemoterapia e Terapia Celular (ABHH).

Portal Reach-Mockups-Computador cópia

Bem-vindo(a) ao PORTAL REACH – Resource to Education in Antimicrobial use Clinical Highlights

Essa é uma iniciativa com o objetivo principal de compartilhar educação científica atualizada sobre o cuidado dos pacientes em uso de antimicrobianos, um tema altamente relevante, atual e de grande impacto na saúde e no desenvolvimento humano.

Pensando nisso, a Knight Therapeutics, em parceria com a Clannad Editora Científica, preparou essa plataforma digital de atualização multidisciplinar em saúde, com conteúdos exclusivos.

São webinars, vídeos, artigos comentados, notícias, agenda de eventos e muito mais, disponibilizados em formatos adequados à sua rotina.

Cadastre-se gratuitamente e seja o(a) primeiro(a) a receber nossas atualizações!

Fonte: https://www.who.int/news-room/fact-sheets/detail/antimicrobial-resistance

Realização:

Portal Reach-Knight Maior

Organização:

Portal Reach-Clannad